A Associação Reverbera surge da reunião dos jornalistas e pesquisadores Marcelo Santiago e Maurício Angelo. Os dois se conheceram na cena cultural de Belo Horizonte em 2008 e, desde então, desenvolveram trabalhos em campos diversos como comunicação, cultura e meio ambiente.

A Reverbera preza, em seu Estatuto, por promover a defesa de bens e direitos sociais, direitos humanos e dos povos, direitos coletivos relativos ao meio ambiente, cultura, patrimônio cultural, educação, esporte e lazer, e defende a igualdade de gênero, a justiça fiscal e tributária e o direito de participação popular em diferentes instâncias.

Sem fins lucrativos, a Reverbera está estruturada em projetos e iniciativas centrais como o Observatório da Mineração, site especializado em jornalismo investigativo, análise crítica, pesquisa e mentoria focado no setor extrativo, o CORRENTE, simpósio de jornalismo musical e o fstvl, site voltado para a pesquisa sobre festivais musicais.

Santiago e Angelo possuem 20 anos de experiência cada em trabalhos de referência, seja em projetos e criações próprias, como os que estão no eixo da Reverbera, seja em trabalhos para terceiros, o que inclui algumas das maiores empresas de comunicação e cultura do país, além de governos, organizações do terceiro setor, da sociedade civil e universidades.

Além de presidente da Reverbera, Mestre em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade do Porto e sócio da produtora Quente, Marcelo Santiago trabalhou para o Ministério da Cultura/Funarte, os festivais Rock in Rio, Natura Musical, Conexão Vivo e Eletronika, a Virada Cultural de BH, o Cinema em Cena e a Secretaria de Cultura de MG, entre outros. Também criou e manteve o blog sobre música independente brasileira Meio Desligado de 2006 a 2021.

Além de vice-presidente da Reverbera, fundador e diretor do Observatório da Mineração e pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Maurício Angelo já trabalhou com organizações como Reuters, UOL Notícias, Mongabay, Banco Central do Brasil, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Amazon Watch, Fundação Heinrich Böll, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Repórter Brasil, Pan American Development Foundation (PADF), Presidência da República, Pulitzer Center, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Folha de S. Paulo, Intercept Brasil, Grupo Carta de Belém, Ministério da Saúde, Confederação Brasileira de Trabalhadores em Educação (CNTE), Tesouro Nacional, BDMG Cultural, revista MOVIE e outros. Também criou e manteve a revista eletrônica de crítica cultural sobre música e cinema Movin’ Up, de 2008 a 2022.

Marcelo Santiago

Presidente

Maurício Angelo

Vice-Presidente